Estado já realizou 21 transplantes de córneas e 3 de rim este ano


A Paraíba já realizou 21 transplantes de córnea e três de rim em 2018. De acordo com a Central de Transplante, o número destes procedimentos realizados no estado vem aumentando nos últimos anos. Em 2016, foram realizados 117 transplantes, sendo 94 de córnea, 22 de rim e um de fígado. Já em 2017, o número de transplantes realizados foi de 187, sendo 152 de córnea, 34 de rim e um de fígado.

De acordo com a diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys, há um aumento no número de doações de córnea no estado, porém a população ainda mostra resistência quando se trata de doar outros órgãos e tecidos. “Estamos trabalhando para melhorar esta realidade, com palestras junto às instituições públicas e privadas, participando de eventos comemorativos, e atuando sistematicamente no trabalho de Educação Continuada, para que, assim, possamos instruir a população sobre a importância da doação, tirando dúvidas e nos colocando à disposição sempre. Nesta campanha diária temos o trabalho da inclusão social, todos podem doar”, disse.

No momento, a Paraíba tem uma lista de espera com 664 inscritos aguardando por transplantes, sendo 317 para córnea, 343 para rim e quatro para fígado. Todos os transplantes do estado são prioritariamente realizados pelo SUS. Entretanto, o transplante a ser oferecido pelo SUS não inviabiliza a possibilidade do paciente realizá-lo por convênio ou particular, como acontece com qualquer outro procedimento. Na Paraíba são realizados transplantes de córnea, rim e fígado.

Redação PB Agora

Previous Aliado de Vené se reúne com Maranhão para conversa franca sobre pleito
Next PRF dá dicas de como fazer uma viagem segura no período de Carnaval

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *