Engasgou? Saiba como realizar a Manobra de Heimlich com segurança


Procedimento é o mais indicado para ajudar na desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho; veja o passo a passo e aprenda a desengasgar

Saber como agir corretamente em caso de engasgo pode ser fundamental para salvar a vida de alguém que está com as vias respiratórias obstruídas e dificuldade para respirar, seja por conta de um alimento, moeda, brinquedo, pedra ou qualquer outro objeto pequeno que tenha ficado entalado no local.

Apesar de o engasgo ser uma situação delicada – já que, em casos mais graves, quando não há o socorro imediato, é possível que a pessoa seja asfixiada e até morra – há uma técnica capaz de atuar na desobstrução das vias aéreas superiores causadas por corpo estranho.

Conhecida como Manobra de Heimlich , ela é classificada como o melhor método pré-hospitalar para essa finalidade. O procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima.

Porém, antes de aplicar a manobra em alguém é possível levar em conta algumas características. Veja abaixo o passo a passo de como fazer.

Bebês e crianças engasgados

  Deite a criança sobre seu braço, de bruços;

  A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;

  Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado com as mãos;

  Se não houver, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar cinco palmadas com a base da mão no meio das costas.

  Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

  Caso ainda não seja possível visualizar e retirar o objeto, as compressões devem continuar até a chegada do serviço de emergência.

Fonte: Saúde – iG

Previous Atlético-MG avança na Copa do Brasil e agora pegará o Botafogo (PB)
Next Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 70 milhões neste sábado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *